Brasileiro de Motovelocidade teve prestígio de motoclubes e público em peso

09/07/2018

 
A capital goiana ficou em festa no último final de semana (08/07) com a 2ª etapa do Brasileiro de Motovelocidade e abertura do campeonato estadual da modalidade. O público marcou presença em peso no Autódromo de Goiânia, ao todo 7 mil pessoas acompanharam de perto a alta velocidade das máquinas. O evento teve ainda o prestígio de cerca de mil motos de motoclubes, sendo mais de 30 motos entrarar na pista para um show de estilo. 
 
 
 
Na categoria Superbike, o mais veloz do dia foi Danilo Lewis. O paulista, que tem histórico vitorioso em Goiânia, precisou superar uma falha mecânica para garantir o pódio. “Fiquei nervoso porque na volta de apresentação meu quick shifter quebrou. Sem esse dispositivo, que não precisa tirar a mão do acelerador para trocar a marcha, precisei forçar a mão e isso cansa muito, ainda mais que quebrei dois dedos recentemente. Apesar disso, me mantive na liderança e estou satisfeito com o desempenho”, contou Danilo.
 
O grande destaque do dia foi a premiação da categoria 300cc Light, que contou com três novatos mirins. Caíque Lanna, de 13 anos, foi o campeão. O segundo e terceiro lugares ficaram com João Pedro e Raquel Nogueira, ambos de 11 anos. Natural de Brasília, Caíque celebrou a conquista com entusiasmo, já que foi a primeira vez correndo em Goiânia. “Estou muito feliz, porque consegui me manter entre os primeiros. Essa corrida foi importante para pegar ritmo”, disse.
 
O pequeno campeão minimizou o fato de disputar a prova com adultos. “Acho que a questão da idade não faz diferença na hora da corrida”, comentou o adolescente, que anda de moto desde os cinco anos de idade. Na verdade, Caíque afirmou que ganha até certa vantagem em relação aos adversários, já que o fato de ser mais leve o permite alcançar maior velocidade.  
 
Na mesma bateria em que Caíque competiu estava Josué Ferreira, o Buchecha. Policial militar reserva, o veterano de 54 anos venceu a categoria 300cc Master e ampliou um histórico positivo que já dura algumas temporadas. Com essa vitória o goiano chegou a 19 triunfos consecutivos. De quebra, ainda aumentou vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro de sua categoria. “Olhando o retrospecto parece fácil, mas a gente vem fazendo um trabalho muito sério e lutando para estar entre os primeiros”, comentou Buchecha.
 
Avaliação positiva
A animação do público, a estrutura do autódromo e a organização do evento impressionaram o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Firmo Alves. “Fiquei muito satisfeito com essa etapa. Goiânia já foi berço do Mundial MotoGP, que é o maior evento de motocicleta do mundo, e já foi palco de outros grandes eventos. Todo esse histórico e tradição credenciam Goiânia para receber outras etapas do Campeonato Brasileiro”, disse.
 
Já o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), Roberto Boettcher, destacou que a qualidade técnica dos pilotos está aumentando a cada ano. “Não tivemos nenhum imprevisto, e isso prova que as corridas estão fluindo bem. Também devo destacar que tivemos a oportunidade de acompanhar nesse domingo o futuro do esporte sobre duas rodas. As crianças e adolescentes credenciados para a competição deram um verdadeiro show nas pistas”.
 
O calendário oficial do Goiás Superbike e do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade prevê mais uma etapa conjunta no Autódromo de Goiânia. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de setembro. Na ocasião, serão disputadas a 2ª etapa do campeonato goiano e a 3ª da competição nacional.
 
 
Confira os primeiros colocados de cada categoria disputada neste domingo:
 
 
Superbike
1º Danilo Lewis
2º Ian Lucas
3º Gabriel Zampollo
4º Leopodo Sulaimen
5º Rivaldo Vitturino
 
SBK Light
1º Vigmar Cardoso
2º Elvis Preslei
3º Pedro Henrique Costa
 
SBK Master
1º Jirios Abboud
2º Nestore Guarino
3º Fernando Tavares
4º Carlos Salgueiro
5º Eberson Rogério
 
Super Sport 600cc
1º Michel Velludo
2º Kioman Munoz
3º Antônio Carlos Franzen
4º Ricardo Ferreira
5º Sérgio Laurentys
 
Sport 300cc
1º Bruno César
2º Rafael Rosa
3º Rafael Rosa
4º André Baldoni
5º Claudio Roberto
 
 
300cc Light
1º Caíque Lanna
2º João Pedro Pires
3º Raquel Amanda Nogueira
 
 
300cc Master
 
1º Josué Buchecha
2º Waldemir Gustavo
3º José de Barros
4º Benedito Alves
5º Wellington Cardoso
 
Sport 150cc
1º Wesley dos Reis
2º Ricardo do Amaral
3º Ewalber Santos

Voltar