Meikon Kawakami encerra temporada do Espanhol de SuperBike no pódio

18/10/2022

Piloto do AD78 Team Brasil fechou o ano como 4º colocado na classificação geral

A temporada do Campeonato Espanhol de SuperBike (ESBK) chegou ao fim deixando boas lembranças para os pilotos do AD78 Team Brasil. Meikon Kawakami, que competiu pela categoria SuperSport Next Generation (SSP600), garantiu mais um pódio, chegando a oito no total. O jovem Eduardo Burr também encerrou o ano no Espanhol com vitória. 

O fim de semana começou com Meikon garantindo a pole position ainda no sábado (15). Porém, na Corrida 1 o brasileiro caiu e não conseguiu terminar a prova. No domingo (16), por conta de uma punição, Meikon largou de P10, mas brilhou para subir no último pódio da temporada, fechando a Corrida 2 em P3. Na classificação geral do campeonato, Meikon ficou com a 4ª posição.  

"Estou feliz com a última parte da temporada. Consegui fazer a pole, um pena tive que uma queda na primeira corrida e depois tive punição de uma long lap largando em 10º, mas consegui um bom ritmo, nas últimas voltas eu falei 'quero o pódio' e é muito bom fechar o ano com pódio. Agradeço a Deus e a todo mundo que acreditou em mim, que me ajudou desde o inicio, e eu só tenho a agradecer a equipe, o Alan (Douglas, chefe da equipe AD78 Team Brasil), o Helio (Akitoshi Ninomiya, diretor de marketing da Yamaha Motor do Brasil), todo mundo que está por trás de todo o nosso trabalho, muito obrigada", finalizou o piloto. 

Eduardo Burr, piloto da categoria SBK Junior (SSP300), também encerrou o ano feliz com os resultados. Largando na 17ª posição, o jovem terminou a Corrida 1 em P7 e ainda foi o primeiro colocado no Yamaha R3 bLU cRU Challenge - que reuniu apenas os pilotos de equipes da Yamaha. Na Corrida 2, Burr cruzou a linha de chegada em 10º e ficou ainda com o P2 no Yamaha R3 bLU cRU Challenge. 

"Foi um final de semana muito bom, muito positivo. Consegui andar no primeiro pelotão pela primeira vez e estou muito contente. Foi um final de temporada muito bom e agora é voltar pro Brasil e treinar o máximo possível pra ano que vem voltar muito melhor", declarou Burr, que encerrou a temporada na 15ª colocação. 

O diretor de motovelocidade da Confederação Brasileira de Motociclismo, Gustavo Jacob, comentou sobre o desempenho dos brasileiros na competição. "Este resultado coroa um trabalho muito bem feito pela Yama R3 Blu cRU CUP que além do Meikon e do Eduardo, já revelou grandes nomes como o Kaká Fumaça, Kevin Fontainha, Enzo Valetim, Tom Kawakami e Gustavo Manso. A participação dos nossos pilotos em campeonatos europeus é fundamental para criar novos pilotos e novos ídolos" - comentou.

 

AD78 no Ibero-Americano de Motovelocidade

O outro desafio dos pilotos do AD78 Team Brasil foi o Campeonato Ibero-Americano de Motovelocidade. Os brasileiros Gustavo Manso e Kaká Fumaça - respectivamente líder e vice-líder na Yamalube R3 bLU cRU Cup South America - e o argentino Nahuel Andres representaram a América do Sul na competição, a bordo das YZF-R3 utilizadas no Mundial de SuperBike. 

Na Superpole, Manso garantiu o P5 no grid de largada, enquanto Andres largou em P19 e Kaká em P20. A disputa foi intensa, com muitos pilotos juntos, disputando cada pedacinho da pista. Na Corrida 1, Nenhum dos três pilotos conseguiu finalizar a prova. A Corrida 2 foi mais tranquila, mas não menos exigente. Manso encerrou a participação em P8, Kaká em P11 e Andres em P17. 

fonte:Yamaha Racing Brasil

Voltar