Depois de mais de 700 km de percurso e três dias de muita velocidade e poeira pelas montanhas mineiras, o 7º Rally Minas Brasil terminou neste sábado (17), em Araxá (MG). A segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Raid premiou os grandes campeões nas Motos e UTV’s, com direito a festa e rostos novos no alto do pódio. O último dia de prova teve trecho cronometrado nomeado de Horizonte Perdido e contou com 169 km.
Gabriel Soares, o Tomate (Yamaha WR 450F/ Yamaha IMS Rally Team), foi o vencedor sobre duas rodas. Pela primeira vez, o mineiro de Divinópolis conquistou uma prova do Campeonato Brasileiro de Rally Raid na Classificação Geral e na categoria Moto 1 – fruto de um desempenho consistente ao longo de toda a competição, sem grandes erros ou sustos. Se Adrien Metge – seu companheiro de equipe e vencedor da prova em 2024 – ficou fora desta edição, recuperando-se de lesão, Tomate se encarregou de manter o título com o time azul.
"Estou muito feliz por vencer em casa, na minha quarta participação no Rally Minas Brasil. É um terreno que gosto muito, estou acostumado a andar nele. Acelerei o tempo todo e, ainda por cima, atravessando essas serras. Naveguei bem e fiquei satisfeito com minha pilotagem. É a primeira vitória com a WR450F e a equipe Yamaha IMS Rally Team", disse o vencedor.
Como se desenhou desde a primeira etapa, a luta pelo primeiro lugar entre os UTVs ficou em família. E não qualquer família, mas os Varela, a "Família da Poeira”. Em dupla com Matheus Mazzei, Rodrigo Varela (Can-Am Maverick R / Monster Energy Varela) iniciou o sábado à frente do irmão Bruno, que tem Ari Fiúza como navegador. Bruno foi o mais rápido na especial que definiu a tomada de tempo para a primeira etapa do Rally Minas Brasil, mas não o suficiente para tirar de Rodrigo a vitória geral na modalidade. "O ritmo das duplas está muito forte, especialmente do Bruno. É muito difícil abrir diferença na pista. Essa é uma prova espetacular, uma das melhores do Brasileiro", disse Rodrigo. O mineiro Mazzei também gostou bastante do que encontrou pelos caminhos de seu estado natal. "Um rally rápido, entre montanhas maravilhosas. Foi tecnicamente difícil, com muitas ribanceiras, algo que não encontramos tanto em outros eventos".
Para o diretor geral do Rally Minas Brasil, o evento foi um sucesso e seguiu à risca a sua programação oficial. “A região de Araxá nos permite desenhar especiais bastante seletivas e completas, em meio a paisagens de tirar o fôlego; uma combinação que mais uma vez agradou aos competidores. A cada ano, a prova se torna mais tradicional e aguardada, e nosso desafio é sempre evoluir e trazer novidades", encerrou o diretor-geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.
Gabriel Tomate Soares - Foto: Photoaction / Nelson Santos Jr
7º Rally Minas Brasil - Segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Rally Raid
Classificação Geral - Moto
1º) Gabriel Soares (Yamaha WR450F/Yamaha IMS Rally Team, (1º MT1) | 6h42min05s
2º) Bruno Crivilin (Honda CRF 450RX/Honda Racing) (1º MT2) | 6h46min48s
3º) Martin Duplessis (Honda CRF 450RX/Honda Racing) (2º MT1) | 6h58min32s
4º) Romain Dumontier (Honda CRF 450RX/Honda Racing) (3º MT1) | 7h03min50s
5º) Tiago Wernersbach (Honda CRF 450RX/Honda Racing) (1º MT3) | 7h04min18s
Classificação Geral - UTV
1º) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei (Can-Am Maverick R/Monster Energy Varela) (1º UTU) | 6h19min03s
2º) Bruno Varela/Ari Fiúza (Can-Am Maverick R/Monster Energy Varela) (2º UTU) | 6h21min22s
3º) Jean Azevedo/Idali Bosse (Can-Am Maverick R/T A Rally Team) (3º UTU) | 6h30min16s
4º) André Hort/Marcelo Ritter (Can-Am Maverick R/Hps Racing) (4º UTU) | 6h34min40s
5º) Gabriel Varela/Michael Masson (Can-Am Maverick R/Monster Energy Varela) (1º UT1) | 6h37min03s
O 7º Rally Minas Brasil tem apoio de Prefeitura Municipal de Araxá, Tapira, Ibiá, Pratinha e Sacramento. Supervisão: CBM e FMEMG. Organização: @rallymakers
Texto: Isis Moretti / Liberdade de Ideias
Fotos: Nelson Santos Jr. / PhotoAction
Rodrigo Varela e Matheus Mazzei - Foto: Photoaction / Nelson Santos Jr