Rally Raid schedule 5 minutos
Gabriel Soares é o mais rápido no Prólogo do 12º Rally Jalapão
Publicada em 16/06/2026 - 17:35:11

O mineiro Gabriel “Tomate” Soares abriu vantagem no 12º Rally Jalapão ao marcar o melhor tempo no Prólogo de 3,89 km, realizado nesta terça-feira (16). A disputa define a ordem de largada da competição, válida pela terceira etapa do Campeonato Sportbay Brasileiro de Rally Raid. Campeão nacional e vencedor da edição de 2025, Tomate cravou 3m16s03 e assegurou o direito de escolher sua posição de partida para a primeira etapa. O Rally segue até sábado (20), com percurso total de 1.038 km, sendo 792 km de trechos cronometrados. A organização é da Arena Promoções e Eventos, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Segundo o regulamento, os cinco mais rápidos no Prólogo podem definir a posição de largada. A escolha é estratégica, já que o primeiro dia do Jalapão pode apresentar poeira intensa e, ao largar na frente, o piloto não teria este problema. Mas ao mesmo tempo, o piloto que larga um pouco mais atrás aproveita o rastro deixado pelos adversários, o que pode auxiliar na navegação e escolha do percurso.

“Foi bem legal o Prólogo, bem curtinho, com 3,89 km. Larguei com a intenção de vencer, para conseguir uma boa posição de largada. Sei que vai ser um dia com bastante poeira, mas estou bem animado pra amanhã. Vamos decidir a melhor posição pra largar aqui e bora pra mais um Rally Jalapão”, explicou Tomate, o atual campeão do Rally Jalapão.

O roteiro da prova inclui quatro etapas após o Prólogo, com trechos de piçarra, serras e longas passagens pelas areias do Tocantins. Logo no início, os pilotos enfrentam a Etapa Maratona, em que não há assistência externa para manutenção das motos. Ao final do primeiro dia, cada competidor deve realizar os ajustes por conta própria e deixar o equipamento em parque fechado, só podendo contar com apoio mecânico após a segunda etapa.

Bruno Crivilin, terceiro mais rápido no Prólogo com 3m20s74 e líder do Campeonato na Categoria Moto 1 (empatado em pontos com o francês Adrien Metge), destacou a importância da gestão de equipamento.

“O prólogo foi curto, mas o resultado foi bom para escolha da posição de largada para amanhã. Vamos começar o Jalapão com a Etapa Maratona, então temos que caprichar no primeiro dia, poupar o equipamento, porque não teremos manutenção externa. Amanhã começa o Rally de verdade”, explicou Crivilin.

A primeira etapa acontece nesta quarta-feira (17), com largada às 6h em Palmas e chegada em Lizarda. Serão 337,68 km de percurso, dos quais 194,37 km cronometrados. As etapas seguintes seguem até São Félix do Tocantins e o encerramento está marcado para sábado, com chegada em Palmas e cerimônia de premiação na Praia da Graciosa.

Gabriel " Tomate" Soares - Foto: WagnerAraujo/DFotos
Gabriel " Tomate" Soares - Foto: WagnerAraujo/DFotos

Campeonato Sportbay Brasileiro de Rally Raid 2026
12º Rally Jalapão

Resultados - Prólogo
1º) Gabriel “Tomate” Soares | Yamaha IMS Rally Team / 3m16s03
2º) Adrien Metge | Yamaha IMS Rally Team / 3m18s55
3º) Bruno Crivilin | Honda Racing / 3m20s74
4º) Luciano Drumond Rocha | Honda Racing / 3m20s94
5º) Gabriel Bruning | Yamaha IMS Rally Team / 3m22s82

*Resultados Extra-oficiais

Bruno Crivilin - Foto: Wagner Araujo/MundoPress
Bruno Crivilin - Foto: Wagner Araujo/MundoPress

PROGRAMAÇÃO

17/06, Quarta-feira – Etapa 1
Palmas (TO) / Lizarda (TO)
337,68 km totais | 194,37 km cronometrados
6h – Largada da 1ª Moto (Parque de apoio - Palmas)

18/06, Quinta-feira – Etapa 2
Lizarda (TO) / São Felix do Tocantins (TO)
247,31 km totais | 215,91 km cronometrados
8h – Largada da 1ª Moto (Parque de apoio - Lizarda)

19/06, Sexta-feira – Etapa 3
São Felix do Tocantins (TO) / São Felix do Tocantins (TO)
229,65 km totais | 188,76 km cronometrados
8h – Largada da 1ª Moto (Parque de apoio – São Félix do Tocantins)

20/06, Sábado – Etapa 4
São Felix do Tocantins (TO) / Palmas (TO) e Encerramento
207,95 km totais | 189,49 km cronometrados
6h – Largada da 1ª Moto (Parque de apoio – São Félix)
A partir das 19h00 – Cerimônia de Premiação (Praia da Graciosa – Palmas/TO)

Total = 1.038,81 km | 792,42 km cronometrados

*Programação fornecida pela organização, pode sofrer alterações