BRASILEIRO DE ENDURO MOSTRA FORÇA EM PATROCÍNIO (MG)

26/04/2023

 

Segunda prova do ano comemorou a realização da 20.ª edição na cidade mineira

No último final de semana, Patrocínio (MG), município localizado no Triângulo Mineiro e maior produtor mundial de café, recebeu a prova considerada a mais tradicional do calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro para motocicletas.

A prova, composta pela terceira e quarta etapas da competição, também fez parte da celebração pelo aniversário de 181 anos de Patrocínio, comemorado dia 7 de abril. Foi um marco para o campeonato, que chegou a sua 20.ª realização na cidade. Com uma ajudinha do tempo, o grande desempenho de jovens pilotos refletiu a evolução da modalidade no país, como comentou o promotor do campeonato e diretor técnico da prova, Maurício Brandão:

 — O evento foi superpositivo e o pessoal da organização se empenhou muito. Tivemos uns dias de chuvas, mas fomos premiados com sol nos dois dias de provas, o que proporcionou disputas bem intensas. No sábado, tivemos um vencedor inédito e isso é muito importante, porque mostra a renovação do campeonato. No domingo, a vitória do também jovem Patrick Capila, que o consolida como uma das apostas do ano. A prova de Patrocínio comprovou que esta disputa vai ser intensa até o final, se preparem.

Na Super Prime de sexta-feira, corrida cronometrada entre os principais pilotos em um circuito fechado, Bernardo Tibúrcio, da equipe KTM Brasil, surpreendeu mais uma vez e venceu a disputa novamente, tendo em vista que também havia vencido na primeira prova, em Mairiporã (SP), em março. O resultado foi muito comemorado e apontou o jovem piloto mineiro, de apenas 16 anos de idade, como uma das maiores revelações dos últimos anos.

A boa condição do tempo e especiais técnicas trouxeram muitas disputas e superação dos pilotos, com destaque para Luciano Rocha (Husqvarna Brasil), que venceu a etapa de sábado e, com os resultados de domingo, levou a categoria Geral – Elite e a E3.

Com 21 anos, o mineiro de Belo Horizonte, atualmente reside em São José da Lapa (MG), e começou a praticar o motociclismo aos 6 anos de idade. Sua pilotagem foi de altíssimo nível. Ele começou no motocross e agora se testou no Enduro, conquistando pela primeira vez a Geral/Elite do Brasileiro. Agora é sério candidato ao título.

 — Finalizamos a etapa de Patrocínio e consegui sair com a vitória na categoria E3 e no acumulado também venci a Geral. Foram dois dias de muita disputa, três especiais bem técnicas e rápidas que testaram bastante os pilotos e os equipamentos, mas é isso aí. Bóra para a próxima em Venda Nova do Imigrante, comentou Luciano Rocha.

Já neste domingo (23), os pilotos largaram para a quarta etapa, igual à terceira, corrida no sábado. Eles percorreram um trajeto total de três voltas de 42 quilômetros cada, em trechos de estradas e trilhas da Serra do Buqueirão, em meio à vegetação característica do Cerrado.

Patrik Capila (Beta Racing) foi o grande vencedor da quarta etapa na categoria Geral/Elite e, com o resultado, é o atual segundo colocado geral e primeiro colocado em sua categoria E2. 

— No sábado eu tive alguns problemas técnicos e fiz uma escolha errada. Consegui reverter um pouco, mas já era tarde. Hoje (23), no segundo dia, consegui andar bem. A prova fluiu muito bem e consegui sair com a vitória neste domingo.  Na soma geral fico na segundo colocação e em primeiro na E2. Estou bem feliz e agora é treinar o para Imigrante —, completou o capixaba tetracampeão da competição.

A vitória de Luciano Rocha na prova é um fato extremamente positivo para o campeonato, sendo fruto do trabalho de base, que enxerga nas categorias Kids, Junior e Youth, uma escola de formação de grandes talentos. Hoje, esse trabalho tem apresentado pilotos que se equiparam ao nível de grandes nomes no país, pilotos já renomados e experientes.

 

Para o bem e futuro do esporte, novos nomes estão chegando para o campeonato evoluir cada vez mais e as disputas ficarem cada mais acirradas, trazendo grande valor à marca. É um processo positivo e natural da evolução e amadurecimento da modalidade no país.

 

A terceira prova do ano, válida pela quarta e quinta etapas, acontece dos dias 26 a 28 de maio, na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES).

 

O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41, Top Automóveis.

 

CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ENDURO 2023

1ª prova – 10, 11 de 12 de março – Mairiporã (SP)

2ª prova – 21, 22, 23 de abril – Patrocínio (MG)

3ª prova – 26, 27, 28 de maio - Venda Nova do migrante (ES)

4ª prova – 16, 17, 18 de junho - Novo Horizonte (SC)

5ª prova – 21, 22, 23 de julho - Aracruz (ES)

6ª prova – 25, 26, 27 de agosto - Belo Vale (MG)

7ª prova– 13, 14, 15 de outubro - Tapejara (RS)

Jornalista Responsável: Gustavo Kipper

 

Voltar